Mais um ano de obras no Rio
Mais um ano de obras no Rio
Enquanto não melhoram os números da economia brasileira, e o
noticiário político permanece embolado com as páginas policiais, o
aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro traz um alívio para nossas
almas cansadas e desanimadas c om o país, por conta da revitalização
da cidade de São Sebastião. Diferentemente das obras do passado, que
apagavam um pouco a memória da cidade, as que estão em curso conjugam
avanços na mobilidade urbana com recuperação do patrimônio
arquitetônico, histórico e cultural do Rio que estava esquecido. A
Avenida Rio Branco, por exemplo, voltará a ser um pouco a Avenida
Central, no sentido de permitir que os passantes se sobreponham aos
veículos (pela avenida deverá circular somente o VLT, um bonde moderno
e silencioso).
A Praça Mauá se tornará um espaço nobre, com os dois museus (MAR e do
Amanhã) e um calçadão que se estenderá pelo píer Baía de Guanabara
adentro, além de um passeio paralelo às instalações da Marinha. E não
se trata de sonho futuro, pois a nova Praça Mauá e o Museu do Amanhã
devem ser as próximas inaugurações no Porto.
Ao menos a parte da Via Expressa na superfície entre a Rua Pereira
Reis (Santo Cristo) e a Rodoviária está programada para ser entregue
após o mês de julho. O restante da Via Expressa dependerá da conclusão
de um bi-túnel de mais de quatro mil metros, o que não deve ocorrer
antes de janeiro de 2016. Simultaneamente, o novo calçadão entre o
restaurante Albamar, a Praça XV e a Candelária ficará pronto.
A primeira linha do VLT (ligando a Rodoviária ao Aeroporto Santos
Dumont) deveria ser concluída para os Jogos Olímpicos, porém já se diz
que antes de 2017 é pouco provável que o bonde moderno comece a
circular pelo centro. Em compensação, o prefeito Eduardo Paes vai se
esforçar para cortar a faixa de dois novos BRTs: o do TransOlímpico
(entre a Barra da Tijuca e Deodoro) e o trecho do TransBrasil entre a
Ilha do Fundão e o Caju, integrando-se com a TransCarioca e a
TransOeste.
noticiário político permanece embolado com as páginas policiais, o
aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro traz um alívio para nossas
almas cansadas e desanimadas c om o país, por conta da revitalização
da cidade de São Sebastião. Diferentemente das obras do passado, que
apagavam um pouco a memória da cidade, as que estão em curso conjugam
avanços na mobilidade urbana com recuperação do patrimônio
arquitetônico, histórico e cultural do Rio que estava esquecido. A
Avenida Rio Branco, por exemplo, voltará a ser um pouco a Avenida
Central, no sentido de permitir que os passantes se sobreponham aos
veículos (pela avenida deverá circular somente o VLT, um bonde moderno
e silencioso).
A Praça Mauá se tornará um espaço nobre, com os dois museus (MAR e do
Amanhã) e um calçadão que se estenderá pelo píer Baía de Guanabara
adentro, além de um passeio paralelo às instalações da Marinha. E não
se trata de sonho futuro, pois a nova Praça Mauá e o Museu do Amanhã
devem ser as próximas inaugurações no Porto.
Ao menos a parte da Via Expressa na superfície entre a Rua Pereira
Reis (Santo Cristo) e a Rodoviária está programada para ser entregue
após o mês de julho. O restante da Via Expressa dependerá da conclusão
de um bi-túnel de mais de quatro mil metros, o que não deve ocorrer
antes de janeiro de 2016. Simultaneamente, o novo calçadão entre o
restaurante Albamar, a Praça XV e a Candelária ficará pronto.
A primeira linha do VLT (ligando a Rodoviária ao Aeroporto Santos
Dumont) deveria ser concluída para os Jogos Olímpicos, porém já se diz
que antes de 2017 é pouco provável que o bonde moderno comece a
circular pelo centro. Em compensação, o prefeito Eduardo Paes vai se
esforçar para cortar a faixa de dois novos BRTs: o do TransOlímpico
(entre a Barra da Tijuca e Deodoro) e o trecho do TransBrasil entre a
Ilha do Fundão e o Caju, integrando-se com a TransCarioca e a
TransOeste.
Coluna veiculada na edição de 3/3/2015 da revista vespertina digital O Globo a Mais.
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