Mais um ano de obras no Rio

Mais um ano de obras no Rio

POR GEORGE VIDOR
Enquanto não melhoram os números da economia brasileira, e o 
noticiário político permanece embolado com as páginas policiais, o 
aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro traz um alívio para nossas 
almas cansadas e desanimadas c om o país, por conta da revitalização 
da cidade de São Sebastião. Diferentemente das obras do passado, que 
apagavam um pouco a memória da cidade, as que estão em curso conjugam 
avanços na mobilidade urbana com recuperação do patrimônio 
arquitetônico, histórico e cultural do Rio que estava esquecido. A 
Avenida Rio Branco, por exemplo, voltará a ser um pouco a Avenida 
Central, no sentido de permitir que os passantes se sobreponham aos 
veículos (pela avenida deverá circular somente o VLT, um bonde moderno 
e silencioso). 
A Praça Mauá se tornará um espaço nobre, com os dois museus (MAR e do 
Amanhã) e um calçadão que se estenderá pelo píer Baía de Guanabara 
adentro, além de um passeio paralelo às instalações da Marinha. E não 
se trata de sonho futuro, pois a nova Praça Mauá e o Museu do Amanhã 
devem ser as próximas inaugurações no Porto. 
Ao menos a parte da Via Expressa na superfície entre a Rua Pereira 
Reis (Santo Cristo) e a Rodoviária está programada para ser entregue 
após o mês de julho. O restante da Via Expressa dependerá da conclusão 
de um bi-túnel de mais de quatro mil metros, o que não deve ocorrer 
antes de janeiro de 2016. Simultaneamente, o novo calçadão entre o 
restaurante Albamar, a Praça XV e a Candelária ficará pronto. 
A primeira linha do VLT (ligando a Rodoviária ao Aeroporto Santos 
Dumont) deveria ser concluída para os Jogos Olímpicos, porém já se diz 
que antes de 2017 é pouco provável que o bonde moderno comece a 
circular pelo centro. Em compensação, o prefeito Eduardo Paes vai se 
esforçar para cortar a faixa de dois novos BRTs: o do TransOlímpico 
(entre a Barra da Tijuca e Deodoro) e o trecho do TransBrasil entre a 
Ilha do Fundão e o Caju, integrando-se com a TransCarioca e a 
TransOeste.
Coluna veiculada na edição de 3/3/2015 da revista vespertina digital O Globo a Mais.

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