O Rio que o Papa pode reencontrar em 2017
O Rio que o Papa pode reencontrar em 2017
Coluna veiculada em 30/7/2013 no vespertino digital O Globo a Mais, voltado para assinantes que leem a edição em tablets:
Diante das multidões que se movimentaram pela cidade em direção à
Copacabana durante a Jornada Mundial da Juventude, qualquer dos
grandes eventos programados para o Rio nos próximos meses e anos,
começando pelo Rock in Rio agora em setembro, vai parecer um desafio
de menor envergadura.
Claro que se trata de situações bem diferentes.A Jornada, mesmo
mobilizando diretamente centenas de milhares de pessoas, distribuídas
por vários cantos da cidade, não necessidou de novas instalações
permanentes, nem para alojar os peregrinos. À exceção do Campus Fidei,
em Guaratiba, que teve ser preparado - preparação que, por sinal,
mostrou-se insuficiente para aguentar a chuva persistente e atípica
para esse período do ano - a Jornada utilizou instalações
pré-existentes, inclusive a malha atual de transportes.
Para Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, espera-se que
o Rio conte com melhores condições no sistema de transportes para
enfrentar o desafio logístico. O BRT Transcarioca, por exemplo, já
estarpa em operaçãod e Copa de 2014. Mas o que isso tem a ver com as
partidas que serão realizadas no Maracanã? Na verdade, esse segundi
BRT poupará o deslocamento diário de milhares de pessoas por áreas da
cidade que hoje estão supercongestionadas, pois percorrerá um outro
trajeto, que hoje não é servido por transporte público de alta
capacidade. Então, é bem provável que já traga um razoável alívio no
trãnsito, com releflexos por toda a cidade. Tal qual o Arco
Metropolitano, quen deve retirar da Avenida Brasil e dos trechos
iniciais da Via Dutra e da Rodovia Washington Luiz grande número de
caminhões e outros veículos. Ainda para a Copa, se o consórcio que
sair vencedor da licitação para administrar o Galeão já tiver
assumido, mesmo com poucas semanas já se conseguirá sentir melhorias,
assim como aconteceu em Guarulhos, pela simples reorganização dos
espaços internos do aeroporto.
Para o aniversário de 450 anos da cidade, em 2015, haverá mais trens
novos circulando nos ramais da da SuperVia, com estações reformadas.
Uma parte das obras do Poreto Maravilha também estará concluída, na
Zona Portuária.
Mas é para os Jogos Olímpicos de 2016 que a cidade precisa estar com a
casa completamente arrumada. Ou seja, a Linha 4 do Metrô em operação
até a Barra da Tijuca, o BRT Transolímpico (Deodoro-Alvorada) em
funcionamento, assim como a primeira fase do Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT) no centro da cidade, e a ampliação do túnel e do viaduto
do Joá.
Quem sabe até lá possam estar prontos a nova subida rodoviária na
Serra de Petrópolis, a pista substituta de descida da Serra das Araras
(via Dutra) , a extensão da Via Light, e a melhoria dos acessos à
Ponte Rio-Niterói, bom como a entraga de novas barcas na travessia da
Baía de Guanabara. E o aeroporto do Galeão possivelmente já não estará
nos envergonhando.
Se tudo isso acontecer de fato, quando retornar ao Rio o papa Francisco
achará a cidade irreconhecível.
Copacabana durante a Jornada Mundial da Juventude, qualquer dos
grandes eventos programados para o Rio nos próximos meses e anos,
começando pelo Rock in Rio agora em setembro, vai parecer um desafio
de menor envergadura.
Claro que se trata de situações bem diferentes.A Jornada, mesmo
mobilizando diretamente centenas de milhares de pessoas, distribuídas
por vários cantos da cidade, não necessidou de novas instalações
permanentes, nem para alojar os peregrinos. À exceção do Campus Fidei,
em Guaratiba, que teve ser preparado - preparação que, por sinal,
mostrou-se insuficiente para aguentar a chuva persistente e atípica
para esse período do ano - a Jornada utilizou instalações
pré-existentes, inclusive a malha atual de transportes.
Para Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, espera-se que
o Rio conte com melhores condições no sistema de transportes para
enfrentar o desafio logístico. O BRT Transcarioca, por exemplo, já
estarpa em operaçãod e Copa de 2014. Mas o que isso tem a ver com as
partidas que serão realizadas no Maracanã? Na verdade, esse segundi
BRT poupará o deslocamento diário de milhares de pessoas por áreas da
cidade que hoje estão supercongestionadas, pois percorrerá um outro
trajeto, que hoje não é servido por transporte público de alta
capacidade. Então, é bem provável que já traga um razoável alívio no
trãnsito, com releflexos por toda a cidade. Tal qual o Arco
Metropolitano, quen deve retirar da Avenida Brasil e dos trechos
iniciais da Via Dutra e da Rodovia Washington Luiz grande número de
caminhões e outros veículos. Ainda para a Copa, se o consórcio que
sair vencedor da licitação para administrar o Galeão já tiver
assumido, mesmo com poucas semanas já se conseguirá sentir melhorias,
assim como aconteceu em Guarulhos, pela simples reorganização dos
espaços internos do aeroporto.
Para o aniversário de 450 anos da cidade, em 2015, haverá mais trens
novos circulando nos ramais da da SuperVia, com estações reformadas.
Uma parte das obras do Poreto Maravilha também estará concluída, na
Zona Portuária.
Mas é para os Jogos Olímpicos de 2016 que a cidade precisa estar com a
casa completamente arrumada. Ou seja, a Linha 4 do Metrô em operação
até a Barra da Tijuca, o BRT Transolímpico (Deodoro-Alvorada) em
funcionamento, assim como a primeira fase do Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT) no centro da cidade, e a ampliação do túnel e do viaduto
do Joá.
Quem sabe até lá possam estar prontos a nova subida rodoviária na
Serra de Petrópolis, a pista substituta de descida da Serra das Araras
(via Dutra) , a extensão da Via Light, e a melhoria dos acessos à
Ponte Rio-Niterói, bom como a entraga de novas barcas na travessia da
Baía de Guanabara. E o aeroporto do Galeão possivelmente já não estará
nos envergonhando.
Se tudo isso acontecer de fato, quando retornar ao Rio o papa Francisco
achará a cidade irreconhecível.
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