200 anos do comércio Brasil-Portugal

 200 anos do comércio Brasil-Portugal 

 A companhia aérea internacional com mais voos para cidades brasileiras é a TAP Air Portugal. Voos diários fazem essa ligação com Lisboa e o Porto. No passado, os voos entre Brasil e Portugal eram ocupados principalmente por portugueses imigrantes, sempre saudosos da terrinha, como costumavam se referir carinhosamente ao país natal. Antes da apresentação das novelas brasileiras na TV portuguesa, e do aumento do fluxo turístico (em ambas as direções), a população estranhava o português falado no Brasil, não só pelo uso de palavras diferentes, como pela construção das frases (no Brasil usa-se muito o gerúndio; em Portugal, o infinitivo e o imperativo) e o próprio acento. Se uma pessoa está bem, no Brasil está legal. Em Portugal, legal é um termo usado nos tribunais...

 Houve efetivamente uma redescoberta do Brasil pelos portugueses e de Portugal pelos brasileiros. As oportunidades que surgiram na economia portuguesa após a integração com a União Europeia atraíram brasileiros ansiosos por uma vida melhor e com menos problemas encontrados em uma nação do chamado Terceiro Mundo.

 A revolução digital tem sido uma dessas oportunidades. Como o trabalho nesse campo já não exige a presença física, a demanda por serviços da tecnologia da informação pode ser atendida à distância para vários mercados a partir de Portugal. Ainda que haja diferenças no modo de ser, e até de se comunicar, entre os dois povos, brasileiros se sentem mais à vontade em Portugal do que em qualquer outro país europeu. Quando isso se conjuga a qualidade de vida e trabalho, Portugal se apresenta como um sonho para muitos brasileiros. O fluxo migratório se ampliou à medida que brasileiros conquistaram a cidadania portuguesa em decorrência de laços familiares relativamente recentes (pais e avós portugueses natos).

 Tal realidade deverá se refletir nos próximos anos em no incremento do comércio Brasil-Portugal, em ambas as direções. Pela formação de sociedades, parcerias e negócios que contemplem os dois mercados simultaneamente. Será possível ampliar a pauta de comércio, ainda restrita a produtos básicos e/ou tradicionais no intercâmbio comercial. E estamos nos referindo também ao segmento de serviços, que têm grande importância tanto na economia portuguesa como na brasileira. No caso dos serviços financeiros, por exemplo, o intercâmbio, que era tímido, tende a crescer a partir de profissionais brasileiros de TI que se especializaram na área bancária, e hoje são residentes em Portugal.

 E mesmo no caso das mercadorias, é possível que o comércio venha a ter um peso equivalente ao que o Brasil possui com outras nações com renda média equivalente ao de Portugal.

 A Funcex, agora presente como fundação em Portugal, espera contribuir para o alcance desse objetivo.

Comentários