Circuito gastronômico Rocio, Fazenda Inglesa, Araras

Circuito gastronômico Rocio, Fazenda Inglesa, Araras

POR GEORGE VIDOR
A serra petropolitana permite conjugar gastronomia e natureza, e são muitas as opções de bons restaurantes por lá. Desta vez vou me limitar a um pequeno circuito que envolve o Rocio ( no caminho do Cindacta, onde estão alguns radares do sistema de controle de vôos), a Fazenda Inglesa e o início de Araras.
No Vale Florido está o mui conhecido Locanda della Mimosa ($$$$), do casal Danio e Lilian Braga, vencedor de todos os concursos promovidos pelo Globo Serra (suplemento que circula com O Globo nos fins de semana), e merecedor da classificação mais alta nos guias de gastronomia e turismo no Brasil. Já passou a para a categoria  "hors concours".  Seguindo a BR 040 em direção ao Rio, nas proximidades do quilômetro 76 está a placa indicando o Rocio (Carlos Lacerda teve uma casa lá, hoje restaurada pelos novos proprietários, que praticamente plantaram um "jardim botânico" no terreno, tal a variedade de árvores e plantas).  No caminho do Cindacta há dois ótimos restaurantes ($$), um especializado em trutas (tem como alternativa dois pratos de massa) e outro com um excelente cardápio que têm como base cogumelos cultivados dentro dá própria propriedade. É o Funghi D'Oro (www.funghidoro.com.br). Se forem lá não deixem de experimentar o gnochi, que leva cogumelos na base. Os pratos são bem servidos (dá para dividir), talvez com exceção do próprio gnochi. De sobremesa, provem os sorvetes feitos na  casa, que, aliás, viraram um sucesso local, a ponto de o restaurante também se apresentar hoje como sorveteria.
Ainda nas imediações da Fazenda Inglesa, com acesso pela BR-040, destacam-se os restaurantes Empório do Lago (dentro do condomínio Quinta do Lago), que, pela localização, acaba sendo frequentado por uma clientela bem exclusiva, e o da Pousada Pedra Bonita, cuja entrada está na pista de descida para o Rio (perto do km 68).
No início de Araras está o restaurante que, fora da relação "hors concours", pode ficar no topo da lista: o Alameda 915, do Othon Junqueira. É especializado em escargot (experimente a rabada, imperdível; é tão leve que pode ser degustada altas horas da noite). Há opções para quem não gosta de escargot.  

Comentários