Mais dicas de Gramado

Mais dicas de Gramado

POR GEORGE VIDOR
Tive nos últimos tempos a feliz oportunidade de voltar algumas vezes a Gramado, aproveitando viagens profissionais feitas ao Rio Grande do Sul. Mas a mais recente visita (curta, de apenas um fim de semana) foi mesmo apenas de lazer, num programa de família. Para mim é sempre um prazer retornar para esse pequeno oásis que temos no sul do país, com natureza marcante, gastronomia e atrativos para compras. Em outras notas aqui no blog já dei sugestões. Agora, com o tempo bem espremido, bati o ponto no Nonno Mio (a excelente galeteria que fica ao lado da rodoviária) e fui conferir  a culinária super-original do chef Floriano Spiess no Le Monde, em Canela (entrada para o condomínio Laje de Pedra), que havia experimentado em um jantar magnífico. Floriano anda se superando. Além do menu com quatro ou oito opções, ele criou a alternativa de entrada e prato principal para os que não querem se arriscar a chutar o balde da dieta. No cardápio atual , ele vem preparando, em especial, um peixe namorado recheado de banana e molho noisett que pode ser classificado no item "vale a viagem".  Floriano tem como braço direito a chef Natália. O talento dele está sendo compartilhado com mais pessoas da região e, assim esse tipo de cardápio pode ser desfrutado também no Antigo Atelier (só com reservas, telefone 54.3286.6606), restaurante que fica perto da Rótula das Bandeiras.
Como desta vez fui almoçar lá aproveitei para conhecer a vizinha adega Velha Laje, de Jadir Engers. É uma parceria que só pode dar certo, pois Jadir é importador exclusivo de vinhos argentinos que estão no topo da lista das recomendações dos especialistas, e com preços convidativos.
Como na região de Gramado dá para conciliar exercício físico com comilança, fui conferir também o famoso apfelstrudel do Castelinho do Caracol. Muito bom (embora eu prefira doces menos doces, rs,rs,rs). E o acompanhamento é chá de maçã.
Outras dicas da região de Gramado para quem for viajar para lá nos próximos dias podem ser encontradas na relação de textos favoritos aqui ao lado ("De volta á labuta, de outubro de 2003) ou acessando as notas postadas no mês setembro de 2008. 

Comentários