O Barão de Areal
O Barão de Areal
Areal é um município que se emancipou há alguns anos de Três Rios. Faz divisa com o município de Petrópolis, e ainda é caminho para os que se dirigem à Posse e ao Brejal (Petrópolis) e a São José do Vale do Rio Preto (município). Desde os tempos dos tropeiros, que seguiam para as Minas Gerais, Areal tem servido como ponto de apoio e parada para transportadores. Com a abertura da BR-040, rodovia moderna que substituiu a centenária União e Indústria (cheia de curvas) no trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora, a maioria dos viajantes não precisa trafegar mais por dentro de Areal. No entanto, muitos caminhoneiros ainda pernoitam por ali.
Face à exuberância do município vizinho, Areal não se promove. Mas tem, por exemplo, um carnaval interiorano bem interessante (a cada noite um bloco desfila pelo centro da cidade; este ano, incentivado por Ricardo Ladvocat, publicitário que prestigia Areal, até "desfilei" com um grupo de amigos no bloco Fazenda Velha (para quem me conhece, pode imaginar o quanto me esforcei para não "desanimar" os foliões à volta) . Os minhocos de Itaipava costumam ir para lá nesses dias, pois Petrópolis quase não tem carnaval de rua.
Esta nota é, na verdade, para chamar a atenção de uma outra atração de Areal, que é o Barão Gastronomia.
Barão é um chef de cozinha que começou lavando pratos no Locanda de la Mimosa, de Danio Braga.. Depois de percorrer alguns restaurantes requintados do Rio e aprimorar sua técnica, resolveu voltar à terra natal. A Fazenda Velha, que deu origem ao nome do bloco, era do avô dele. O tio (Arlindo), já falecido, foi um respeitado antiquário em Itaipava. A irmã (gêmea, que era a "baronesa", mas o apelido sõ pegou mesmo no Barão) tem uma loja com objetos de decoração, também em Itaipava.
O Barão reformou uma antiga casa em Areal (Rua Afonsina 272) e a transformou em centro gastronômico. Só abre com reservas para grupos de pelo menos oito pessoas.. Tem dois tipos de menu degustação: um a R$ 85 por cabeça e outro a R$ 135. Quem quiser conhecer melhor o trabalho dele pode consultar o site www.baraogastronomia.com.br, ou esperar até o mês que vem (novembro de 2009) quando abrirá uma casa semelhante em Itaipava, bem perto de onde ficava o antiquário do tio. A especialidade dele é carne de caça, mas o ponto alto do jantar é o couvert inovador, com dez diferentes petiscos.
Comentários
Postar um comentário