A reinvenção das irmãs Yanes

A reinvenção das irmãs Yanes

POR GEORGE VIDOR
Nesses tempos de crise econômica, tenho dado atenção também aos pequenos negócios na minha coluna semanal no Globo. Por meio deles, identificamos válvulas de escape e podemos comprovar que a economia, felizmente, não perdeu ainda completamente seu dinamismo.
Na coluna desta semana (4/4/2016) citei a experiência das gêmeas Yanes. Há alguns anos Shirley e sua irmã criaram uma empresa voltado para casamentos. São cerimonialistas. Nos meses de abril e maio trabalharão quase todas as sextas e sábados, de manhã cedo até a madrugada do dia seguinte. Shirley ainda chora nos casamentos - mesmo quando a noiva é uma chata, diz ela - tal o envolvimento que acaba tendo durante a preparação da cerimônia e da festa. O interessante é que nessa profissão descobriu sua vocação para os arranjos florais. E percebeu que, relativamente, teria uma margem de lucro maior que na atividade como cerimonialista. Fez cursos nos Estados Unidos e agora começa a se destacar na novo ramo. Seu carro-chefe é o buquê para noiva. mas tem ganhado dinheiro também com arranjos comuns, que vende no ateliê que abriu na antiga fábrica da Bhering, hoje um "shopping" que reúne gente criativa no bairro do Santo Cristo, zona portuária do Rio.
Para fazer os arranjos, Shirley chega às duas da manhã na Cadeg, no bairro de Benfica, para escolher pessoalmente as flores no seu fornecedor. A maior parte vem da Holambra, em São Paulo. Mas também de Nova Friburgo ou de Guaratiba, no Rio, onde surgiu um polo de plantas ornamentais - e que emprega mais de duas mil pessoas.
Shirley está criando uma linha de produtos inspirados nos arranjos florais (sabonetes, toalhas). E ainda consegue arrumar tempo para iniciar um trabalho filantrópico. Ao fim de cada casamento, as flores que ornamentam as igrejas ou os salões de festa vão para o lixo. Mesmo que nem todas possam ser reaproveitadas, sobra o suficiente para que se possa fazer arranjos para doação a asilos que não têm condições de adquiri-los. Flores sempre ajudam a melhorar o astral.
A empresa ds irmãs Yanes se chama We Do Botanica.

Comentários