De bike até a Praça Mauá

POR GEORGE VIDOR
Raramente passo fins de semana no Rio, mas neste domingo estava na cidade e aproveitei para conhecer o novo trecho da Orla Luiz Paulo Conde, inaugurado recentemente. Fui de bicicleta (depois de algum tempo, voltei a usá-la com mais frequência, o que é uma delícia; às vezes vou à praia, pedalando). Há algumas semanas escrevi para o Valor Econômico minha experiência de andar pela ciclovia que agora liga o Leblon a São Conrado (e vice-versa).
Como fomos - eu e minha mulher - pela ciclovia do Aterro, demos uma parada para conhecer a nova Marina da Glória, reinaugrua com a feira Rio Boat Show. Na volta paramos de lá, novamente, e comemos no Corrientes 348. Recomendo. Preço justo e serviço correto, além do belo visual que agora todos podemos ter de lá. A Marina está agora aberta ao público em geral. Em breve terá quatro restaurantes funcionando. Tem bom estacionamento para carros também.
Da Marina todos até o aeroporto, pela ciclovia, para ver o hotel e o "shopping" Bossa Nova que agora funcionam colados ao Santos Dumont, nas antigas dependências da Varig e da Vasp.
Dali fomos com a cara e coragem para a Praça Mauá, pois, por enquanto, não há qualquer sinalização por como ir até lá de bicicleta. Suponho que quando toda a Orla prefeito Luiz Paulo Conde estiver pronta haverá essa sinalização - de como chegar até a Praça XV, pelo menos.
Atravessamos pela passarela do MAM (onde havia um festival de gastronomia de rua; estava tão cheio), seguimos pelo presidente Antonio Carlos vazia e na Alimirante Barroso passamos pela Avenida Rio Branco. Por enquanto, foi possível seguir até a Praça Mauá pedalando entre os trilhos do VLT, previsto para entrar em operação agora em abril (2016).
O interessante no novo trecho da Orla - um cmainho paedestres e ciclistas - é o visual que se tem os prédios da Marinha e do Moesteiro de São Bento, além da própria Baía de Guanabara. Somente os militares podiam antes passar por ali. Nem mesmo barcos podiam se aproximar dessa região.