Gastroturismo em Portugal

Gastroturismo em Portugal

POR GEORGE VIDOR
Como mencionei na coluna desta semana (13-6-2016) no GLOBO, Portugal está se incorporando ao "gastroturismo", seguindo um pouco a trilha que a Espanha vem percorrendo há alguns anos. Na lista dos cem melhores da prestigiada revista "The Restaurant" Portugal entrou com o Belcanto, do chef José Aviléz. O Belcanto fica em Lisboa, no Chiado, próximo ao Teatro São Carlos, que é a ópera de lá. No próprio teatro há o Café Lisboa, do mesmo Aviléz, com preços bem mais em conta. A releitura que ele fez do Bacalhau ao Braz é muito boa. As sobremesas idem.
Imperdível agora na capital portuguesa é o Mercado da Ribeira. Um antigo galpão do mercado de alimentação foi transformado em área gourmet. Petiscos e pequenos pratos variados. É possível experimentar a comida de vários quiosques, pois as mesas são comunitárias. Minha preferência é pelo da Marlene (que fica no fundo do galpão). Logo na entrada principal, à direita, há um quiosque especializado em bolos, que se assume como "o melhor de Portugal". Para o segundo andar do galpão se mudou o restaurante Papa Açorda - do mesmo grupo de sócios do Bica do Sapato. Está melhor que o original, que ficava no Bairro Alto. Se forem lá, não deixem de experimente os pastéis e os pratos com arroz (tomate, mariscos).
Para comer bacalhau tradicional hoje em Lisboa a dica é o Laurentino, perto da Fundação Gulbenkian. Bem servido, dá para dividir. Nas proximidades está "O Talho", misto de açougue moderno e restaurante. Experimentem lá o steak tartar ou o borrego (carneiro). Há sobremesas ótimas também.
Não fui, mas amigos provaram e aprovaram o frango assado na lareira do Bom Jardim (dica do pessoal da tasquinha de Tereresópolis). Fica em Santo Antão, próximo do Gambrinus.
Para quem quiser dar uma esticada de uma hora e meia e ir até a Comporta, sugiro comer um peixe fesco no "Sal". Mas não vá sem reservar.
O interior também se incorporou a esse gastroturismo. O DOC, do chef Rui Paula, está na lista dos cem melhores restaurantes na preferência do Boni e do Ricardo Amaral. o DOC fica perto de Peso da Régua, no Rio Douro. Rui Paula mora em Vila Real (Trás-os-Montes) e mantém na cidade do Porto o DOP, na região da Ribeira, que, por sinal, está revitalizada e ficou uma graça. O Porto está apinhado de turistas. Também me recomendaram na cidade o Casa Agrícola, mas não tive tempo de experimentar. Passando por Matosinhos, não deixe de ir à "Marisqueira dos Pobres", exatamente o último restaurante da rua comercial principal, quase colado ao porto dos Leixões.
Como comentei na coluna, o Brasil precisa explorar melhor o turismo gastronômico. Temos muitas coisas por aqui.

Comentários